Presidente de Israel saúda 'esforços' do Egito para trégua em Gaza Shimon Peres disse apreciar esforços de Mohamed Morsi. Ele também acusou o Hamas de rejeitar as propostas do Cairo.
O presidente israelense, Shimon Peres, saudou em uma entrevista transmitida neste domingo os esforços do presidente egípcio Mohamed Morsi para obter um cessar-fogo entre Israel e grupos armados de Gaza, mas acusou o Hamas de rejeitar as propostas do Cairo.
Ao considerar que é possível frear a escalada do atual conflito, que causou a morte de 50 palestinos e três israelenses, Peres declarou ao canal britânico Sky News: "Também apreciamos os esforços do presidente do Egito para alcançar um cessar-fogo. Mas, por enquanto, o Hamas rejeitou as propostas do presidente egípcio".
"Nós também apreciamos os esforços do presidente egípcio para obter um cessar-fogo. Mas, até agora, o Hamas rejeitou a proposta do presidente do Egito", afirmou o chefe de Estado israelense.
"Nosso objetivo é a paz, o objetivo deles é destruir Israel. Esta não é uma situação fácil", disse Peres. "Nós ainda não começaram a atirar", afirmou, garantindo que o objetivo de seu país é defender-se.
Na véspera, o presidente egípcio, Mohamed Morsi, declarou que seu governo estava em contato com Israel e com os palestinos e que uma trégua pode ser concluída rapidamente no conflito em Gaza.
"Há algumas indicações sobre a possibilidade de um cessar-fogo em breve', declarou o presidente egípcio durante uma entrevista coletiva à imprensa ao lado do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, acrescentando, entretanto, que ainda não há garantias.
O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, viajará na terça-feira (20) à frente de uma delegação ministerial a Gaza, onde o exército israelense prossegue sua ofensiva contra os grupos armados palestinos neste domingo (18).
Já o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, chegará ao Egito na segunda-feira (19) para negociações junto ao presidente Mohamed Morsi e outras autoridades.
Comentários
Enviar um comentário