subsídio para lição
Procuraremos abordar as bases do primeiro livro dos profetas menores. Queremos ressaltar informações históricas acerca do profeta e de personagens do livro, afim de melhor preparar o aluno para o comentário da mensagem que DEUS comunicou por meio de Oséias. Lembremos sempre, ao estudar o livro deste profeta, que ele cumpriu uma das ordens mais complexas do SENHOR, para revelar quão intenso era o seu amor para com Israel. Às vezes, DEUS faz e requer coisas aparentemente difíceis demais, mas Ele é o DEUS Todo Sábio e sabe muito bem o que esta fazendo;por isso, pela fé acatamos as suas ordenações, reconhecendo que, com o tempo, os seus intuitos se realizarão.
FUNDO HISTÓRICO
O rei Jeroboão II reinou durante 41 anos em Israel, dos anos 790 a 750 a. C aproximadamente esse reinado, Israel experimentou sua época áurea. Época em que a prosperidade dominou, em grande proporção, a terra e o povo. No Sul, Judá estava experimentando algo idêntico, sob o bom reinado do o rei Uzias.
Mas essa época áurea, durante os últimos dias de Jeroboão II, estava chegando ao fim. Quando o rei de Israel faleceu, o caos e a confusão substituíram a prosperidade. No cenário internacional, a Assíria estava se projetando cada vez mais. Quando Jeroboão II morreu, em 750 a.C, os assírios já haviam começado a perturbar Israel. Trinta anos depois, após varias pré-invasões, conquistaram o Reino do Norte. Antes da sua derrota,Israel encontrava-se moral e religiosamente decaído. Até os próprios sacerdotes praticavam atos abomináveis, como assassinato. A nação rapidamente se degenerou e chegou ao nível mais baixo da sua história, evidenciado pela prostituição praticada no templo, disfarçado como louvor a DEUS, e pelos sacrifícios de crianças a deuses pagãos.
Assim, Oséias, no ano 750 a.C, foi instruído por DEUS a mexer esse caldeirão de corrupção que fervia com violência e exalava o seu mau odor em direção ao Pai Celestial.
TEMA
" O julgamento Divino e o amor Redentor de DEUS" é o tema do livro de Oséias, o alvo de DEUS, ao falar através desse seu servo, foi declarar e mostrar à "esposa infiel" o seu constante e persistente amor.
O SENHOR anela ter Israel de volta, como um esposo amável deseja receber de novo, de braços aberto e coração extasiado, o cônjuge que o tinha rejeitado e abandonado. almeja arrependimento da conduta adúltera e idólatra da sua amada, podendo assim envolvê-la com sua grande compaixão.
O amor de DEUS é permanente e não muda, mas o crente precisa rejeitar aquilo que impede a realização desse amor ímpar. Aquele que já experimentou o amor sem igual do Salvador, mas dele se afastou, necessita voltar e experimentar outra vez amor em sua alma.
Portanto, Oséias salienta a infidelidade de Israel e o seu adultério espiritual, como também outras transgressões. O objectivo do profeta é demonstrar o grande amor de DEUS, do fiel marido a desleal esposa( Israel).
PERSONAGENS
O nome Oséias, no hebraico, significa " Salvação" ou " Ajuda". Pouco sabemos acerca da vida deste profeta. Sua pessoa não é mencionada em outro lugar na Bíblia.
Oséias
profetizou durante os últimos 25 anos do reino de Israel e foi contemporâneo de Amós e Jonas ( outros profetas de Israel) e de Isaías e Miqueias ( profetas de Judá).
Tem sido chamado " O profeta do coração quebrantado". Oséias e Jeremias são considerados " Os profetas das lamentações". Sua missão divina foi de insistir para que o povo de Israel voltasse a DEUS. Suas palavras não foram aceitas, por isso , veio o impiedoso cativeiro. A sua mensagem foi ignorada pelo povo, mas, como profeta, Oséias não falhou.
Gômer, a esposa do profeta, era uma prostituta antes de casar com ele. Teve filhos bastardos antes de se tornar mulher de Oséias .
Comentários
Enviar um comentário